Professor(es): ELIANE GUARALDO (T01)
Distribuição: 5.o semestre de Graduação
C.H.: 68 horas
C.H.: 68 horas
1. Ementa:
Estudo e análise crítica do pensamento e da produção arquitetônica e urbanística no mundo, da Revolução Industrial (1760) até a Primeira Guerra Mundial, segundo seus condicionantes artístico-culturais, geográficos, sócio-econômicos, técnicos e tecnológicos.
2. Objetivo:
1. Estabelecer distinções e aproximações entre problemas históricos e teóricos, arquitetônicos e urbanísticos relacionados ao período estudado. 2. Oferecer ao acadêmico uma visão panorâmica sobre as relações entre as mudanças artístico-culturais, sócio-econômicas, das técnicas, tecnologias e materiais construtivos e os fatos e teorias da arquitetura e do urbanismo no período estudado.
3. Orientar o acadêmico na leitura, na produção de fichas de leitura e na discussão crítica de textos que relatam fatos e teorizam sobre a Arquitetura e o Urbanismo do período estudado.
4. Oportunizar aos acadêmicos o desenvolvimento de pesquisas sobre temas de interesse individual e de grupo relacionados aos conteúdos trabalhados.
5. Estimular no acadêmico uma visão crítica sobre a correlação entre história, teoria e prática no desempenho da profissão de arquiteto e urbanista.
3. Programa:
A Revolução Industrial e as revisões críticas na teoria e nas práticas da arquitetura e do urbanismo: a necessidade de ordem e a retomada dos clássicos; o nivelamento dos estilos históricos; o ecletismo e a tendência racionalista na Europa; a Escola de Belas Artes na França, as propostas dos urbanistas utópicos, os planos europeus e norteamericanos. A construção do movimento moderno (proto e alto modernismo); a Arquitetura na cidade e arquitetrua da cidade. Movimentos contrários ao modernismo.
3. Programa:
A Revolução Industrial e as revisões críticas na teoria e nas práticas da arquitetura e do urbanismo: a necessidade de ordem e a retomada dos clássicos; o nivelamento dos estilos históricos; o ecletismo e a tendência racionalista na Europa; a Escola de Belas Artes na França, as propostas dos urbanistas utópicos, os planos europeus e norteamericanos. A construção do movimento moderno (proto e alto modernismo); a Arquitetura na cidade e arquitetrua da cidade. Movimentos contrários ao modernismo.
4. Procedimentos:
1. Leitura e interpretação de textos da historiografia, bem como de projetos e obras de Arquitetura e Urbanismo.
1. Leitura e interpretação de textos da historiografia, bem como de projetos e obras de Arquitetura e Urbanismo.
2. Elaboração de fichas síntese e resenhas
3. Apresentação de temas pesquisados em seminário interativo
4. confecção de modelos tridimensionais (maquetes) de estudo
5. Recursos:
1. Sala de aula munida de equipamento (computador, monitor, projetor, caixas de som) multimídia: pen-drive, CDROM, Vídeo e DVD.
5. Recursos:
1. Sala de aula munida de equipamento (computador, monitor, projetor, caixas de som) multimídia: pen-drive, CDROM, Vídeo e DVD.
2. Fotocópias de documentos diversos (Plano de Ensino, provas e exercícios propostos por escrito)
3. Pesquisas de textos e imagens.
4. Confecção de modelos tridimensionais (maquetaria)
BENEVOLO, L. História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Perspectiva, 1994. BENEVOLO, L. História da Cidade. São Paulo: Perspectiva, 2001.
Carta de Atenas - CIAM - novembro de 1933. Disponível em: http://www.iphan.gov.br. Acesso em 25 de fevereiro
de 2010.
de 2010.
BIERMANN, Verônica et all. Teoria da arquitetura: do Renascimento aos nossos dias. Köln; London, Los Angeles, Madrid;
Paris, Tókio: Taschen, 2003. CHOAY, F. O Urbanismo. São Paulo: Perspectiva, 1992.
Paris, Tókio: Taschen, 2003. CHOAY, F. O Urbanismo. São Paulo: Perspectiva, 1992.
CORBUSIER, Le. Por Uma Arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1981
CORBUSIER, Le. Planejamento Urbano. São Paulo: Perspectiva, 1971. FRAMPTON, Kenneth. História
Crítica da Arquitetura Moderna. Tradução Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Livraria Martins Fontes.
Crítica da Arquitetura Moderna. Tradução Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Livraria Martins Fontes.
GROPIUS, Walter. Bauhaus Novarquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1977. PEVSNER, N. Origens da Arquitetura Moderna e do Design. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
SITTE, Camillo. A construção das cidades segundo seus princípios artísticos. São Paulo: Editora Ática S.A., 1992.
COMPLEMENTAR ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna, São Paulo, Companhia das Letras 1992.
COMPLEMENTAR ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna, São Paulo, Companhia das Letras 1992.
BANHAM, R. Teoria e Projeto na Primeira Era da Máquina. São Paulo: Perspectiva, 1975.
FUSCO, R. de. A Idéia de Arquitetura. Tradução José Eduardo Rodil. São Paulo: Edições 70, 1984.
MUMFORD, Lewis. A Cidade na História. Trad. Neil R. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
PEVSNER, Nicolaus. Os Pioneiros do Desenho Moderno: de Willian Morris a Walter Gropius. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
PEVSNER, Nicolaus. Os Pioneiros do Desenho Moderno: de Willian Morris a Walter Gropius. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
PATTETTA, Luciano. Antologia Crítica de la Arquitectura. Madrid: Hermann Blume,
. ZEVI, Bruno Benedeto. A Linguagem Moderna da Arquitetura. Lisboa: Publicações dom Quixote, 1984.
ZEVI, Bruno Benedeto. História da Arquitetura Moderna. Lisboa: Arcádia, 1970.
7. Avaliação:
Resoluções 170/00 CAEN MA = N1+N2 / 2 e Resolução 214/2009-COEG Obs: Na avaliação das provas e trabalhos escolares é exigida a matéria acumulada; Será realizada com base em duas provas bimestrais, nos seminários realizados em grupo e na confecção de maquete.
Resoluções 170/00 CAEN MA = N1+N2 / 2 e Resolução 214/2009-COEG Obs: Na avaliação das provas e trabalhos escolares é exigida a matéria acumulada; Será realizada com base em duas provas bimestrais, nos seminários realizados em grupo e na confecção de maquete.
Notas das avaliações: Cada avaliação terá nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).
Quantidade, denominação e cronograma das avaliações:
PROVAS ESCRITAS Prova 1 = P1 = 19/4 Prova 2 = P2 = 24/6
SEMINÁRIOS EM GRUPO Seminário = S = 26/4 (1 e 2); 10/05 (3 e 4); 24/5 (5 e 6); 12/6 (7 e 8) APRESENTAÇÃO DE MODELO TRIDIMENSIONAL ( MAQUETE) DE OBRA ESCOLHIDA =
M = 21/6 Fórmula para a Média de Aproveitamento: N1= (P1 + P2)/2; N2 = S N3= M
MA= (N1+N2+N3)/3
Observações:
1. A freqüência dos acadêmicos deverá ser divulgada na última aula de cada mês.
2. As notas das provas e dos seminários deverão ser divulgadas até a terceira aula que acontece após sua realização.
2. As notas das provas e dos seminários deverão ser divulgadas até a terceira aula que acontece após sua realização.
3. Cada acadêmico, individualmente, deve preparar fichas de leitura relativas aos textos de dois dentre os seminários previstos (que não o do seu grupo). 4. Cada grupo de seminário será avaliado com base em uma ficha de leitura dos textos, realizada em grupo, e na apresentação do seminário.
Lista dos seminários e textos básicos:
Seminário 1: SITTE, Camillo. A construção das cidades segundo seus princípios artísticos. São Paulo: Editora Ática S.A., 1992: capítulos 1 a 7 (páginas14-92)
Seminário 2: SITTE, Camillo. A construção das cidades segundo seus princípios artísticos. São Paulo: Editora Ática S.A., 1992: capítulos 8 a 11 (páginas 93-144)
Seminário 3: PEVSNER, N. Origens da Arquitetura Moderna e do Design. São Paulo: Martins fontes, 1981: capítulos 1 a 3 (páginas 9-146)
Seminário 4: PEVSNER, N. Origens da Arquitetura Moderna e do Design. São Paulo: Martins fontes, 1981: capítulos
4 e 5 (páginas 147-201)
Seminário 5: GROPIUS, Walter. Bauhaus Novarquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1977: capítulos 1 a 6 (páginas 25-115)
Seminário 6: GROPIUS, Walter. Bauhaus Novarquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1977: capítulos 7 a 16 (páginas 117-220)
Seminário 7: CORBUSIER, Le. Por Uma Arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1981
Seminário 8: Carta de Atenas - CIAM - novembro de 1933. Disponível em: http://www.iphan.gov.br. Acesso em 25 de fevereiro de 2010.
ATENÇÃO:
Para todos os trabalhos escritos será exigida a formulação confirme a NBR 14724 que dispõe sobre normas para trabalhos acadêmicos, e a NBR 10520, que trata de citações em trabalhos acadêmicos. Os trabalhos que não as seguirem não serão avaliados. Desconsiderar informações divergentes em apostilas ou outros documentos entregues na disciplina.
ATENÇÃO:
Para todos os trabalhos escritos será exigida a formulação confirme a NBR 14724 que dispõe sobre normas para trabalhos acadêmicos, e a NBR 10520, que trata de citações em trabalhos acadêmicos. Os trabalhos que não as seguirem não serão avaliados. Desconsiderar informações divergentes em apostilas ou outros documentos entregues na disciplina.
8. Atividade Pedagógica de Recuperação de Desempenho em Avaliações:
Será realizada por meio de Prova Optativa Substitutiva/PS (cf. Res. 214/2009/COEG/UFMS), na qual será cobrado todo o conteúdo trabalhado na disciplina; a prova será precedida de aula de revisão.
Data da Prova Substitutiva = PS = 28/6
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