sábado, 14 de fevereiro de 2009

PLANEJAMENTO URBANO REGIONAL 5.o ANO

PLANO DE ENSINO
2009


I) IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA: Planejamento Urbano e Regional T1
CENTRO: CCET DEPARTAMENTO: DEC
CURSO: Arquitetura e Urbanismo ANO: 2008
CH/ SEMANAL: 08 ha DURAÇÃO: Semestral/ 1 CH/ ANUAL: 160 ha
PROFESSOR: Arqto. Dr. Eliane Guaraldo e Dr. Gutemberg Weingartner

II) EMENTA: O espaço micro-regional. Processo de conurbação e polarização. Participação popular no planejamento. Métodos e instrumentos do plano diretor. Zoneamento e sistema viário. Estrutura fundiária. Instrumento do estatuto da cidade. Desenvolvimento de planos diretores e desenvolvimento urbano e regional
III) OBJETIVOS:
. Orientar o aluno para entender os problemas sociais, ambientais e urbanos, especificamente nas intervenções urbanas de cidades, conectado com uma visão abrangente das características locais ambientais, enfatizando a cidade e seu desenho urbano, seus sistemas de organização e de renovação urbana.
.Orientar o aluno para a compreensão das variáveis responsáveis pela organização do espaço urbano e sua correlação com os aspectos culturais, históricos, político, econômicos, sociais e ambientais da ocupação territorial.
. Capacitar o aluno a elaborar Plano Diretor Participativo urbano na escala da cidade.

IV) PROGRAMA (Unidades e Subunidades)
1. Planejamento Urbano e Regional – análise de diversas propostas de planejamento em cidades. Projeto urbano, organização urbana e renovação. Exercício de análise do planejamento urbano e regional e diagnóstico urbano de uma cidade de pequeno porte no estado de MS.
2. Plano Diretor – proposta de Plano Diretor Urbano para um município de pequeno porte no estado do MS, elaborado com a participação popular, com normas urbanas do Estatuto da Cidade, uso do solo, urbanização integrada e proposições de conservação.



V) PROCEDIMENTOS DE ENSINO (Técnicas, recursos e avaliação)
. Elaboração de diagnóstico urbano
. Aulas Teóricas;
. Aulas Práticas atelier e campo;
. Avaliação através de trabalhos individuais e em grupo, realizados em sala de aula.

VI) RECURSOS (Humanos, Técnicos e materiais necessários para o ensino a serem viabilizados pelo DEC.
. Ônibus para Visitas à cidade de estudo

VII) AVALIAÇÃO
Resoluções 170/00 CAEN MA = N1+N2 / 2
P1, dia 17 de abril de 2009 (N1) - P2 , dia 18 de junho (N2) PS 26 de Junho Exame 03 de julho
Obs: Na avaliação das provas e trabalhos escolares é exigida a matéria acumulada


VIII) BIBLIOGRAFIA:
BÁSICA
CALIXTO, Maria José Martinelli Silva. O papel exercido pelo poder público local na (re)definição do processo de produção, apropriação e consumo do espaço urbano en Dourados-MS. (Tese de Doutorado). Presidente Prudente: UNESP, 2000.
PLANO DIRETOR DE CAMPO GRANDE. PLANURB. 1989.
FRANCO, M. de A. R. Planejamento ambiental para a cidade sustentavel. Sao Paulo: Annablume, 2000.
MASCARO, Juan Luis. Desenho urbano e custos de urbanizacao. 2 ed. Porto Alegre: D. C. Luzzatto, 1989.

COMPLEMENTAR
PLANURB. Perfil Sócio-Econômico de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Planurb, 2002.
ROMERO, Marta Adriana Bustos. Princípios bioclimáticos para o desenho urbano. São Paulo: ProEditores, 2000.
SECOVI/SP. Indústria Imobiliária e a Qualidade Ambiental: subsídios para o desenvolvimento urbano sustentável. São Paulo: Pini, 2000.


EQUIPES PARTICIPANTES
Para comunicados nos referiremos às equipes pelos seus números (ex: Grupo 1 refere-se à equipe de Maiara, Pedro, etc.)


Grupo 1
Maiara Morais
Pedro Condi
Dyego Scussler
Rodrigo Dangui
Graciela Piovani

Grupo 2
Ananda Pacífico
Fernando Ramos
Natasha Arraes
Priscila Nakamura
Clarice Alves

Grupo 3
Bruna Gimenez
Mellina Bloss
Leandro Portela
Thais Fernandes
Maria Fernanda Piccoli

Grupo 4
Aline
Laura
Thaiz Ianzze
Diane
Isabela
Wanda

Grupo 5
Filipe C
Erick C Carbone
Rodrigo Maket
Gabriel G
Cinthia
Priscilla Justi


Grupo 6
Nadia Nitier
Carol Abreu
Bruno Menezes
Chiara Duarte

Grupo 7
Patrici
Victória
Vanessa
Douglas
Wellington


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GUIA PRELIMINAR PARA COLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE ROCHEDO

Guia de Leitura Preliminar do Município de Rochedo- MS
1.a entrega 19-02


Informações Gerais
A História da Cidade
Economia da cidade
População residente
Principais características urbanas
O traçado da cidade, o arruamento
Espaços de Lazer, Cultura e Recreação
A questão Ambiental
Os principais edifícios e o Patrimônio Histórico
O rio e sua importância
Problemas Urbanos existentes
Bibliografia consultada

Os aspectos acima deverão ser levantados por todas as equipes.
As seguintes informações adicionais e suas respectivas equipes responsáveis são:

Grupo 2 (Maiara, Pedro, Dyego, Rodrigo Graciela) SEMA MS dados de meio ambiente
Grupo 3 (Bruna, Mellina, Leandro, Thais, M. Fernanda) IPHAN IBGE demografia e patrimonioGrupo 4 (Aline, Laura, Thaiz, Diane, Wanda Isabela) Idaterra bases cartográficas
Grupo 5 (Filipe, Erick, Rodrigo M., Gabriel Cintia, Priscilla) Iplan PD de Rochedo
Grupo 6 (Nadia, Carol, Bruno M, Kemily, Chiara) contato com Pref. de Rochedo
Grupo 7 (Patrici, Victoria, Vanessa, Douglas, Wellington) SANESUL, ENERSUL- dados de infraestrutura san. e en.



COMUNICADOS SOBRE AS ATIVIDADES DO BIMESTRE

ATENÇÃO: MUDANÇA DE HORÁRIO DA DISCIPLINA!
NOSSAS AULAS PASSAM A SER DADAS AS TERÇAS E SEXTAS FEIRAS, DAS 13 AS 18H ; O NOVO HORÁRIO PASSA A VALER A PARTIR DA SEMANA DE 09 A 13-03.

AGENDA PARA AS PRÓXIMAS AULAS
19 E 20-2 atendimento aos grupos de trabalho
leitura e análise de instrumentos utilizados em PD's. São Paulo e Campo Grande
26-02 (suspensas as aulas em função da visita ao município)
27-02 aula dupla: visita a Rochedo; ponto de encontro: as 7h15 no estacionamento do
teatro Glauce Rocha ATENÇÃO: LIGAR E CONFIRMAR COM PROF. GUTEMBERG !
05 e 06-03 ARQ FEST
09-03
13-03
17 E 20-03 Não há aula (VISITA A BEP e FORTE COIMBRA com alunos do 4.o ano)

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